Carteiras de Habilitação Náutica

Se você é totalmente iniciante na navegação de lazer e pretende navegar, primeiramente você precisará entender que segundo a Lei Federal 9.537/97 existem 3 áreas de navegação destinadas aos barcos de lazer:
- ÁREA INTERIOR: são as baías, enseadas, lagoas, lagos e rios. Diz-se também que são as águas abrigadas de mau tempo, locais onde não ocorrem tempestades.
- ÁREA COSTEIRA: são as áreas de alto mar, até onde for possível avistar a costa, limitadas a um máximo de 20 milhas náuticas (cerca de 37 km)
- ÁREA OCEÂNICA: são as áreas de mar aberto, de onde não se pode mais avistar a costa.

Se você pretende navegar por lazer e não pretende ganhar dinheiro nesta atividade, então você será um NAVEGANTE AMADOR.

Os NAVEGANTES AMADORES estão subdivididos em 5 categorias (existem 5 carteiras a disposição dos navegantes amadores):
- VELEIRO: uma carteira para menores de idade, para pilotar barcos sem motor.
- MOTONAUTA: uma carteira exclusiva para jet-ski (moto aquática)
- ARRAIS AMADOR -  uma carteira para qualquer barco de lazer exceto jet-ski mas só poderá navegar em área interior anteriormente descrita.
- MESTRE AMADOR: é uma carteira para qualquer tipo de barco de lazer e já pode navegar na área costeira anteriormente descrita. Para obtê-la é necessário já possuir carteira de arrais amador.
- CAPITÃO AMADOR: é uma carteira para qualquer tipo de barco de lazer e é o único que pode navegar na área oceânica anteriormente descrita. Para obtê-la é necessário possuir uma carteira de mestre amador.

COMO OBTÊ-LAS